As árvores da Cotrijuí (II)

Facebook
WhatsApp
Twitter

– Queria saber qual o segredo dessas árvores – continua o seu Dorival. – Elas são altas, fortes e sadias. Mesmo velhas, não quebram com vento. Já as árvores da cidade, aquelas das calçadas, são pequenas, feias, cheias de defeitos e doenças. E quebram com qualquer ventinho.

– Não há segredo – respondo. – A diferença está no fato de que estas árvores nunca foram podadas, ao contrário do que ocorre com as árvores dos passeios públicos. E quando uma árvore é podada, ela fica exposta a todo tipo de doenças que entram pelos ferimentos dos cortes. Na tentativa de defender-se desses ataques, a árvore então solta um número excessivo de brotos, que vão se transformar em galhos fracos. Além disso, nessa luta natural pela manutenção da espécie, como a árvore “interpreta” que está morrendo (pois um ser humano está de fato lhe matando), ela produz quantidade exagerada de frutos, com número excessivo de sementes. O que incomoda ainda mais os inimigos da vida (aqueles que reclamam que a árvore suja as calçadas e os automóveis). E tem ainda outra consequência desagradável: as árvores podadas, na luta desesperada pela vida, engrossam as raízes, para se firmarem melhor e retirarem mais nutrientes do solo. Com isso, acabam estourando as calçadas.

– Mas então é um banditismo podar uma árvore – replica seu Dorival, entre indignação e pena.

– Não só um banditismo, mas também uma burrice amazônica – aproveito para disparar, já que o “clima” é favorável a mim. E às árvores. E continuo uma espécie de palestra sobre a importância das árvores para nossa vida:

– O tão falado aquecimento global é resultante do lançamento excessivo de gases na atmosfera, principalmente de CO2 (dióxido de carbono), o que provoca um agravamento do chamado efeito estufa. E as árvores funcionam exatamente como controladores dos níveis de CO2 na atmosfera, o que faz concluir, com segurança, que o homem é absolutamente incapaz de continuar vivendo sem a companhia das árvores, já que esse gás (e outros), em excesso, é veneno mortal para a vida animal.

A função principal das árvores é captar e armazenar na madeira os gases tóxicos do ar, principalmente o dióxido de carbono. Logo, quando uma árvore é podada ou cortada, esse carbono que está dentro dela é liberado para a atmosfera, vindo a causar doenças em seres humanos, animais e vegetais e, como já disse, a elevação do calor pelo agravamento do efeito estufa. Em outros termos, quando uma árvore é podada ou cortada, além de parar de captar os venenos do ar, libera os gases tóxicos que estão dentro dela. Assim, não se tem dúvida que a destruição das árvores é a principal causa do grande desastre climático que ocorrerá muito breve, se o homem não mudar seu comportamento.

Mas as árvores possuem inúmeras outras funções importantes para nossa vida na cidade: a) reduzem a poluição do ar, provocada principalmente pela queima de combustíveis dos veículos automotores e indústrias; b) minimizam a poluição sonora; c) equilibram a temperatura da cidade; d) amenizam a força do vento; e) servem de habitat para os pássaros que enfeitam nosso dia-a-dia; f) protegem o lençol freático; g) evitam o ressecamento do ar através da transpiração; h) fornecem sombra para os automóveis e pessoas e i) embelezam a paisagem.

Há estudo comprovando que apenas uma árvore transpira a média de 400 litros de água por dia. Isso significa que cada árvore retira do fundo da terra e lança no ar cerca de 400 litros de água por dia, para que possamos respirar.

– Então as árvores da Cotrijuí estão cumprindo seu papel; as do centro da cidade, não – finaliza seu Dorival, satisfeito por ter compreendido tão importante assunto.

 

 

 

*Por Nilton Kasctin dos Santos, professor e promotor de justiça

anuncioplanosafracotripal
anúncio site don victor
anúncio farmacia aosani site
275664236_3139671776315690_6928909006659574440_n
farmed novo 2019
No data was found

Mais notícias

Sete municípios da Amuplam estão entre os 150 melhores no RS em ranking da qualidade da educação
A maioria dos municípios integrantes da Associação dos Municípios da...
Confira os finalistas do XXI CAMPEONATO DE FUTSAL DE CATUÍPE
Os jogos da Semifinal do XXI Campeonato Municipal de Futsal...
Últimos dias para inscrições na eleição do Conselho Tutelar de Catuípe
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente...
14ª Feicat anuncia shows para a feira que acontece em setembro
Na manhã desta quinta-feira (11) estiveram reunidos na Associação Comercial...
Deputado Federal Pompeo de Mattos destina emenda parlamentar para Catuípe
A Administração Municipal de Catuípe recebeu a comunicação de uma...