Diante de novos casos Catuípe reforça os cuidados contra o coronavírus

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

O aumento do número de casos confirmados de Covid-19 nas últimas semanas em Catuípe é um alerta para a população redobrar seus cuidados. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira, 19,  o quinto caso de coronavírus no município.

A secretaria reforça que a população deve intensificar seus cuidados como: lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%, ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos, manter uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa, manter os ambientes limpos e bem ventilados e evitar circulação desnecessária nas ruas, se possível ficar em casa.

 

O Secretário Municipal da Saúde Vilmar Fucilini ressalta a importância do uso de máscaras. “Independe do decreto municipal exigir o uso de máscaras, as pessoas devem se conscientizar e tomar os devidos cuidados por eles e por sua família. O  uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus, e a recomendação dos especialistas é que todos usem máscaras” disse.

 

No dia 12 de junho, foi realizada a intensificação das barreiras sanitárias no município é até o dia 16 já foram fiscalizadas aproximadamente 2500 pessoas, até o momento não foi registado nenhum caso de indivíduo com sintomas. Os ocupantes dos veículos passam por aferição de temperatura e são instruídas em caso de dúvidas sobre o coronavírus.

Além das barreiras sanitárias é realizado a higienização e desinfestação dos espaços públicos, supermercados, praças e lojas. Estas são algumas entre outras medidas a serem adotadas pela Prefeitura Municipal de Catuípe para minimizar o aumento de casos na cidade.

O Prefeito Municipal Joelson Antônio Baroni ressalta que cada um deve fazer a sua parte. “Nós todos precisamos fazer a nossa parte, essa questão do coronavírus é uma vigilância coletiva, cada um tem que fazer a sua parte porque só a Prefeitura, só a Saúde, só a imprensa, não vão conseguir fazer com que se amenize essa situação, que se evite a propagação do coronavírus” destacou. Ainda segundo Baroni, se a comunidade não se conscientizar e não cumprir com as medidas determinadas, a Administração Municipal poderá criar regras mais rígidas.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns, tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, entre outros.

Reportagem: Evelin Ramos

 

LATERAL 01 – PADARIA DON VICTOR
LATERAL 01 — FARMÁCIA AOSANI
LATERAL 1 – JOLINE BARONI
Lateral – HORÁRIOS DE ÔNIBUS
LATERAL 02- FARMED FARMACIA
LATERAL 02 – DELICIAS
LATERAL 03 – MESTRE CUCA CREMOLATTO
LATERAL 03 – HÓRUS
LATERAL 03 – SÃO LUCAS
Lateral 03 – PET GIRASSOL

Mais notícias

Sicredi disponibiliza R$ 22,9 bilhões para Plano Safra 2020/2021
Para reforçar sua forte atuação junto ao agronegócio brasileiro, consolidando...
Boletim Epidemiológico – CATUÍPE – 08/07/2020
Secretaria Municipal de Saúde de Catuípe monitora 16 pacientes com...
DIA DA PIZZA é na Padaria Don Victor
Dia 10 de julho é celebrado o DIA DA PIZZA,...
Secretaria de Obras intensifica trabalhos de recuperação de pontes e estradas após fortes chuvas
A Administração Municipal de Catuípe através da Secretaria Municipal de...
COMUNICADO CORSAN – CATUÍPE/RS – 08/07/2020
A Corsan informa que devido ao alagamento no poço 5,...