Diante de novos casos Catuípe reforça os cuidados contra o coronavírus

Facebook
WhatsApp
Twitter

O aumento do número de casos confirmados de Covid-19 nas últimas semanas em Catuípe é um alerta para a população redobrar seus cuidados. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira, 19,  o quinto caso de coronavírus no município.

A secretaria reforça que a população deve intensificar seus cuidados como: lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%, ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos, manter uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa, manter os ambientes limpos e bem ventilados e evitar circulação desnecessária nas ruas, se possível ficar em casa.

 

O Secretário Municipal da Saúde Vilmar Fucilini ressalta a importância do uso de máscaras. “Independe do decreto municipal exigir o uso de máscaras, as pessoas devem se conscientizar e tomar os devidos cuidados por eles e por sua família. O  uso das máscaras diminui a chance de contágio pelo novo coronavírus, e a recomendação dos especialistas é que todos usem máscaras” disse.

 

No dia 12 de junho, foi realizada a intensificação das barreiras sanitárias no município é até o dia 16 já foram fiscalizadas aproximadamente 2500 pessoas, até o momento não foi registado nenhum caso de indivíduo com sintomas. Os ocupantes dos veículos passam por aferição de temperatura e são instruídas em caso de dúvidas sobre o coronavírus.

Além das barreiras sanitárias é realizado a higienização e desinfestação dos espaços públicos, supermercados, praças e lojas. Estas são algumas entre outras medidas a serem adotadas pela Prefeitura Municipal de Catuípe para minimizar o aumento de casos na cidade.

O Prefeito Municipal Joelson Antônio Baroni ressalta que cada um deve fazer a sua parte. “Nós todos precisamos fazer a nossa parte, essa questão do coronavírus é uma vigilância coletiva, cada um tem que fazer a sua parte porque só a Prefeitura, só a Saúde, só a imprensa, não vão conseguir fazer com que se amenize essa situação, que se evite a propagação do coronavírus” destacou. Ainda segundo Baroni, se a comunidade não se conscientizar e não cumprir com as medidas determinadas, a Administração Municipal poderá criar regras mais rígidas.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns, tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, entre outros.

Reportagem: Evelin Ramos

 

anuncioplanosafracotripal
anúncio site don victor
anúncio farmacia aosani site
275664236_3139671776315690_6928909006659574440_n
farmed novo 2019
No data was found

Mais notícias

Sete municípios da Amuplam estão entre os 150 melhores no RS em ranking da qualidade da educação
A maioria dos municípios integrantes da Associação dos Municípios da...
Confira os finalistas do XXI CAMPEONATO DE FUTSAL DE CATUÍPE
Os jogos da Semifinal do XXI Campeonato Municipal de Futsal...
Últimos dias para inscrições na eleição do Conselho Tutelar de Catuípe
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente...
14ª Feicat anuncia shows para a feira que acontece em setembro
Na manhã desta quinta-feira (11) estiveram reunidos na Associação Comercial...
Deputado Federal Pompeo de Mattos destina emenda parlamentar para Catuípe
A Administração Municipal de Catuípe recebeu a comunicação de uma...