Especialista destaca a importância de realizar atividades físicas em período de quarentena

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e o isolamento social tem feito com que pessoas repensem seu estilo de vida e criem rotinas, porém a grande dúvida é como fazer isso sem se expor ao risco de contaminação.

A Fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Cadore Sonego explica que no contexto atual da pandemia, realizar exercícios físicos em casa é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Como cuidar da alimentação, ter boas noites de sono, beber água, alongar-se, cuidar da saúde mental e exercitar-se são alguns hábitos essenciais para manter um estilo de vida saudável.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde a inatividade física foi observada como o quarto fator de risco na mortalidade global (6% das mortes registradas em todo o mundo). Pelo menos 60% da população mundial não realiza a atividade física necessária para obter benefícios à saúde.

Cada pessoa deve optar pela atividade de acordo com sua finalidade podendo fazer  um exercício aeróbico, de força ou equilíbrio, contanto que seja realizado de forma organizada, pois contribui com a performance do praticante. É importante se exercitar regularmente, mas sempre respeitando os limites do próprio corpo.

“Os exercícios quando executados corretamente proporcionam muitos benefícios, contribuindo para o bem estar físico e mental. Por isso, antes de iniciar alguma atividade física é importante fazer uma avaliação médica e buscar orientação de um profissional da área de fisioterapia ou de educação física que indicará quais exercícios são recomendados para cada caso específico, evitando o risco de ocorrer lesões” explica Cristina.

A fisioterapeuta ressalta que é preciso se identificar com a atividade escolhida para que ela seja realizada de forma prazerosa, diminuindo a chance de desistência em poucas semanas.

“Embora mudanças de hábitos exijam dedicação e disciplina, fazer exercícios físicos deve se tornar um hábito agradável e divertido, seja realizado individualmente ou com a família. Com pequenas mudanças em nossa rotina diária já é possível notarmos resultados significativos” finaliza.

Atualmente a Prefeitura Municipal de Catuípe conta com três profissionais de fisioterapia, as atividades já foram retomadas normalmente respeitando as medidas de segurança, apenas os trabalhos em grupos não possuem previsão de volta tendo em vista a segurança da comunidade que é atendida.

O Secretário Municipal da Saúde, Vilmar Fucilini ressalta que “aquelas pessoas que possuem dúvidas de como se exercitar em casa devem, ir até a Unidade de Saúde para tirar suas dúvidas e passar por  uma avaliação com as fisioterapeutas que estão a disposição da comunidade”.

Reportagem: Evelin Ramos

LATERAL 01 – PADARIA DON VICTOR
LATERAL 01 — FARMÁCIA AOSANI
LATERAL 1 – JOLINE BARONI
Lateral – HORÁRIOS DE ÔNIBUS
LATERAL 02- FARMED FARMACIA
LATERAL 02 – DELICIAS
LATERAL 03 – MESTRE CUCA CREMOLATTO
LATERAL 03 – HÓRUS
LATERAL 03 – SÃO LUCAS
Lateral 03 – PET GIRASSOL

Mais notícias

Sicredi disponibiliza R$ 22,9 bilhões para Plano Safra 2020/2021
Para reforçar sua forte atuação junto ao agronegócio brasileiro, consolidando...
Boletim Epidemiológico – CATUÍPE – 08/07/2020
Secretaria Municipal de Saúde de Catuípe monitora 16 pacientes com...
DIA DA PIZZA é na Padaria Don Victor
Dia 10 de julho é celebrado o DIA DA PIZZA,...
Secretaria de Obras intensifica trabalhos de recuperação de pontes e estradas após fortes chuvas
A Administração Municipal de Catuípe através da Secretaria Municipal de...
COMUNICADO CORSAN – CATUÍPE/RS – 08/07/2020
A Corsan informa que devido ao alagamento no poço 5,...