Frio chega e pode nevar nos próximos dias

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

O frio intenso deve tomar conta do Rio Grande do Sul nos próximos dias. Segundo a Somar Meteorologia, a previsão é de que amanhã quinta-feira (20) as baixas temperaturas ganhem intensidade em todo o estado e há chance de neve na serra gaúcha.

Conforme a meteorologista da Somar, Dóris Palma, o estado pode registrar também chuva congelada. “A previsão de neve é de quinta para a sexta (21). Quando todas as camadas da atmosfera estão frias, há chance de nevar. As temperaturas ficarão baixas o suficiente e com umidade disponível para formação do fenômeno, principalmente, nas cidades mais altas do estado”.

A massa de ar polar vinda da Argentina deve chegar ao país e provocar uma queda brusca na temperatura a partir de hoje quarta-feira, o frio deverá permanecer até o sábado (22).

De acordo com a MetSul, a frente fria tem “potencial de ser um evento histórico de frio e neve”. Isso porque o fenômeno “será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto”. A massa de ar polar também deverá ter efeitos sobre o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte brasileiro, segundo o instituto. “Uma baixa polar em níveis médio da atmosfera vai atuar sobre o Sul do Brasil. Isso vai fazer com que haja nebulosidade e instabilidade com ar muito gelado em altitude, o que, na análise da MetSul, traz uma altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país”, informou o instituto.

A MetSul afirmou que as projeções de neve são diferentes e variam bastante a cada simulação feita. Algumas delas apontam para a ocorrência do fenômeno apenas em regiões onde já ocorre tradicionalmente, como os Aparados da Serra, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o Planalto Sul Catarinense. No entanto, há simulações que indicam que pode nevar de forma mais abrangente e em locais pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno há décadas. “Os modelos nas últimas horas e dias já indicaram neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no sul do estado de São Paulo”, disse o instituto. Já a Climatempo alertou que a combinação da frente fria com a forte massa de ar polar e a circulação ciclônica de uma baixa pressão atmosférica vão favorecer a entrada de ventos muito frios e úmidos no sul do país. “Portanto, há possibilidade de neve e chuva congelada nas serras gaúchas e catarinense entre a tarde e a noite da quinta-feira (20)”, afirmou a Climatempo.

                                                                                                              Neve em Catuípe/RS em meados de 1965.
LATERAL 01 – PADARIA DON VICTOR
LATERAL 01 — FARMÁCIA AOSANI
LATERAL 1 – JOLINE BARONI
Lateral – HORÁRIOS DE ÔNIBUS
LATERAL 02- FARMED FARMACIA
LATERAL 02 – DELICIAS
LATERAL 03 – LIVRARIA EVANGÉLICA
LATERAL 03 – MESTRE CUCA CREMOLATTO
LATERAL 03 – HÓRUS
LATERAL 03 – SÃO LUCAS
Lateral 03 – PET GIRASSOL

Mais notícias

Mesmo após emendas, Reforma Tributária não deve ser aprovada
Assim como na semana anterior, a Live Tá na Mesa retomou o...
ATENÇÃO – Golpe do cheque falsificado
A FETAG-RS recebeu diversas informações sobre um golpe que está...
COMUNICADO – FÓRUM DE CATUÍPE
A Direção do Foro da Comarca de Catuípe informa à...
RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CONVENÇÃO VIRTUAL – PDT
O PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT de Catuípe retifica os...
Em Assembleia Geral, prefeitos debatem sobre volta às aulas e a reforma tributária estadual
A Famurs e os presidentes das Associações de Municípios estiveram...