Nota de preocupação com a falta de medicamentos para UTIs destinados ao Covid-19

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, entidade representante dos 497 municípios do Estado, e a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Filantrópicos e Religiosos do Rio Grande do Sul, representante das 269 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos gaúchos, vêm, através da presente manifestação externar à sociedade gaúcha e brasileira grave preocupação com os seguintes fatos: A demanda pelos medicamentos que compõe o kit entubação utilizados nas UTIs destinadas aos pacientes do COVID-19 nos últimos 3 meses deste ano de 2020 já equivale a totalidade daquilo aplicado em todo o ano de 2019.

Ocorre que o acesso a tais medicamentos no mercado farmacêutico tem sido inviabilizado por duas causas principais, a primeira, a alta demanda, e, a segunda, os preços elevados.
É evidente que a gravidade deste problema está acentuada em razão da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, deve-se observar que mesmo com o aumento da demanda de tais medicamentos, tratando-se de uma pandemia em escala global, torna-se injustificável o aumento dos preços. Não se pode aplicar, num panorama de grave crise sanitária e humanitária, conceitos econômicos comuns de elevação de preços. O momento exige sensibilidade social e econômica de todos os agentes que compõe o setor da saúde.
O kit entubação é essencial para os tratamentos aplicados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas aos pacientes afetados pela COVID-19. A falta de tais medicamentos afeta a eficiência dos tratamentos aplicados contra a doença.
Em dezenas dos hospitais integrantes da Federação das Santas Casas, Hospitais Beneficente, Filantrópicos e Religiosos do estado há falta dos medicamentos, afetando a saúde e ameaçando a vida dos pacientes.
Assim, a Famurs e a Federação das Santas Casas manifestam, conjuntamente, profunda aflição com tal situação, e requerem à sociedade gaúcha e brasileira sensibilidade em relação a tal carência.
LATERAL 01 – PADARIA DON VICTOR
LATERAL 01 — FARMÁCIA AOSANI
LATERAL 1 – JOLINE BARONI
Lateral – HORÁRIOS DE ÔNIBUS
LATERAL 02- FARMED FARMACIA
LATERAL 02 – DELICIAS
LATERAL 03 – MESTRE CUCA CREMOLATTO
LATERAL 03 – HÓRUS
LATERAL 03 – SÃO LUCAS
Lateral 03 – PET GIRASSOL

Mais notícias

Sicredi disponibiliza R$ 22,9 bilhões para Plano Safra 2020/2021
Para reforçar sua forte atuação junto ao agronegócio brasileiro, consolidando...
Boletim Epidemiológico – CATUÍPE – 08/07/2020
Secretaria Municipal de Saúde de Catuípe monitora 16 pacientes com...
DIA DA PIZZA é na Padaria Don Victor
Dia 10 de julho é celebrado o DIA DA PIZZA,...
Secretaria de Obras intensifica trabalhos de recuperação de pontes e estradas após fortes chuvas
A Administração Municipal de Catuípe através da Secretaria Municipal de...
COMUNICADO CORSAN – CATUÍPE/RS – 08/07/2020
A Corsan informa que devido ao alagamento no poço 5,...