Preciso ser produtivo no meio de uma pandemia?

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Depende. Aqui temos duas realidades: aquela de quem precisa seguir trabalhando e/ou estudando, mesmo permanecendo em casa de quarentena; e aquela de quem está com suas atividades suspensas temporariamente. Quero conversar com esses dois contextos.

Primeiro com aqueles/as que estão trabalhando em casa, estudando de modo virtual, e precisam manter suas obrigações. O que fazer pra isso dar certo? Calma, existem estratégias. Nosso cérebro funciona majoritariamente pela memória visual, isso significa que associamos nossa capacidade de produzir com o ambiente de trabalho, nossa capacidade de estudar com o ambiente de estudo. Por isso a dificuldade em manter essa produtividade de dentro de casa; é mais difícil mesmo. Mas aqui vão algumas dicas:

– Tente manter uma rotina semelhante, ou seja, trabalhe com horários. Não é porque estamos trabalhando de casa que estamos 24h disponíveis para trabalho, né? Então tente manter seu horário de trabalho, mesmo de casa.

– Tire o pijama! Nosso cérebro também associa a roupa de “ficar em casa” e roupa “de trabalho”. Dê essa ajudinha a ele entender que você precisa de concentração para estudar e/ou trabalhar.

– Faça alongamentos de vez em quando: permanecer muito tempo sentado prejudica a atenção e concentração também.

– Trabalhe com listas. Divida as tarefas obrigatórias em dias da semana para que você possa manter uma organização. Mantendo a organização prática auxilia a manter a organização emocional.

Agora, se você está com aulas suspensas, não trabalha e precisa esperar tudo isso passar… não há necessidade de sobrecarregar o emocional com uma produtividade impossível. O lançamento de cursos online é uma tentativa de lucro desse mercado. Você não precisa comprar um curso (ou fazer algum gratuito) para ter sua saúde mental validada. Lembre-se que estamos no meio de um processo de sofrimento generalizado, causado pelo contexto global da pandemia do Covid-19.

Está tudo bem não produzir artigos científicos, não ler livros teóricos e não fazer cursos recém lançados. O mais importante é realizar a manutenção da saúde mental de uma maneira que proporcione maior sensação de bem-estar e menor sensação de sofrimento. Descubra quais atividades proporcionam bem-estar e inclua elas na sua rotina. Caso você não esteja conseguindo sozinho/a, procure um profissional da Psicologia. Estamos realizando atendimentos online. E na medida do possível, fique em casa.

 

Ana Claudia Delajustine
Mestra em Direitos Humanos

Psicóloga CRP 07/24543
Arteterapeuta
Professora de Espanhol DELE C2
LATERAL 01 — FARMÁCIA AOSANI
LATERAL 1 – JOLINE BARONI
Lateral – HORÁRIOS DE ÔNIBUS
LATERAL 02- FARMED FARMACIA
LATERAL 02 – DELICIAS
LATERAL 03 – SÃO LUCAS
LATERAL 03 – PADARIA DON VICTOR
Lateral 03 – PET GIRASSOL

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